Arquivos

Categorias

Home » Áreas do Direito, Comunicação Social, Destaques, Direito Ambiental

“O Dia Mundial sem carro”- 22 de setembro

22 setembro 2010 No Comment

 Todo dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro.

A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro.

 A idéia principal do dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito pesado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possíveis, em substituir o possante por outro meio de transporte.

Vale lembrar que Carro cuspindo fumaça não é bom sinal. Os motores dos carros, movidos a gasolina, são chamados de motores a explosão porque lá dentro a gasolina é pressionada e se expande, causando um pequena explosão e gerando energia.

Além de energia, a queima da gasolina libera um gás chamado monóxido de carbono (CO). Respirar esse gás faz mal para o coração, provoca náuseas, enjôo, dor de cabeça e prejudica os pulmões.

Existem boas saídas para poluir menos o ar!

A principal alternativa para substituir o carro é o uso do transporte coletivo, como ônibus e metrô. Um ônibus carrega muito mais gente que um carro, certo? Então todas aquelas pessoas nos ônibus ajudam a ter menos carros nas ruas.

A mesma coisa acontece com o metrô, com a vantagem de que o metrô é um meio de transporte limpo, pois utiliza energia elétrica. Os trens do metrô não emitem gases poluentes.

 Mas é necessário que funcionem adequadamente evitando os transtornos que ocorreram na manhã de ontem nas linhas do metrô! Em tempos de eleição o ocorrido ontem pode um “prato cheio” para que a política pública se movimente!

 Campinas é uma das cidades inscritas na jornada internacional “Na cidade sem meu carro”, que acontece hoje em cidades pelo mundo, e sugere que os participantes deixem seus carros na garagem e utilizem o transporte coletivo, a bicicleta ou outro meio que ajude a minimizar problemas relacionados à poluição atmosférica, visual e auditiva, além de redução de acidentes de trânsito.

 Diferentemente dos anos anteriores, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), não interditará nenhuma via da cidade para realização dos eventos. A jornada “Na cidade sem meu carro” integra a programação da Semana Municipal de Trânsito (Semutran), que finaliza na quinta-feira (23), com um debate sobre mobilidade urbana que será realizado na Unicamp.

Participação

Ao aderir Jornada “Na cidade sem meu carro” no site da Semutran, o participante pode assinalar a região onde reside e para onde vai se deslocar de bicicleta, carona, transporte coletivo ou a pé. Os pontos assinalados serão inseridos em um mapa do município, que irá mensurar a participação da cidade na jornada.

Entendemos que para que o resultado do evento seja satisfatório, é necessário que haja um bom atendimento para a população de transporte público!

Publicação feita por Dra. Valéria Reani
Imagem: pesquisa google

 

Comments are closed.