Arquivos

Categorias

Home » Áreas do Direito, Destaques, Direito Eletrônico

19º CNASI-Congresso Latinoamericano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança

22 outubro 2010 No Comment

19º CNASI revela tendências do mercado de auditoria de TI 

Começou dia 19  a 19ª edição do CNASI, Congresso Latinoamericano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança, maior evento internacional sobre o assunto que reunirá as melhores e mais importantes práticas mundiais de auditoria de TI, segurança da informação e governança. O evento acontece em São Paulo, entre os dias 19 e 21 de outubro.

 

Os temas discutidos no Cnasi seguem uma tendência do mercado de tecnologia que diz respeito ao investimento eminente das organizações em soluções voltadas para a segurança da informação. Pesquisa realizada pela consultoria Gartner com 1,5 mil organizações mundiais, apontam que gastos com segurança ficam em torno de 5% do total do orçamento de TI. Quando considerados os gastos com segurança, a maior parte (37%) é direcionada a recursos humanos, enquanto que 25% são investidos em software, 20% em hardware, 10% em outsourcing e os demais 9% em consultoria.

Segundo o estudo, os motores mais comuns para alavancar os gastos são, na ordem, ataques maliciosos, crime virtual, regulamentação, acesso remoto e novos modelos de entrega de serviço, como computação em nuvem e software como serviço.

Dentro deste contexto, o evento promete reunir cerca de dois mil participantes – congressistas, palestrantes e expositores –, que irão discutir este mercado em uma programação voltada para CEOs, CIOs, CFOs, CSOs, Auditores, Analistas, Gerentes e Supervisores de Redes, Infraestrutura, Sistemas, Governança e Compliance.

Temas de destaque:

Marco Civil da Internet O desenrolar do Projeto de Lei que foi colocado em discussão no início de 2010 para a sociedade brasileira, a fim de regulamentar o uso da Internet no país será o tema do painel de abertura do 19º CNASI, que conta com palestrantes como Dr. Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santo; Julio Semeghini, Deputado Federal; e Guilherme Alberto de Almeida, Chefe de Gabinete da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça.

O projeto, que continua em aberto no Ministério da Justiça, prevê o Marco Civil da Internet como uma proposta de lei para determinar direitos, responsabilidades e diretrizes no uso da rede no Brasil. O objetivo é que a legislação reconheça a natureza e os princípios da web, também apresentando diretrizes para a atuação do Estado.

Pesquisa inédita O principal destaque do evento também será a divulgação do estudo inédito “IBM Global IT Risk Study 2010”, realizado pela IBM que aponta como os riscos são encarados pelas principais empresas do mercado de acordo com mais de 500 líderes de segurança do mundo todo. A pesquisa será apresentada por Eduardo de Castro Abreu, gerente de Vendas de Segurança da IBM Brasil.

Relatório Global mede fraudes com cartão de crédito Celso Hummel, engenheiro eletrônico e especialista em segurança da informação na internet, irá abordar o assunto com base no Relatório Global de Segurança e Riscos de 2009 da SpiderLabs, que destaca, entre outros dados, que 38% das fraudes com cartão de crédito acontece nas redes hoteleiras.

Além disso, o especialista que também tem experiência como pesquisador convidado do Laboratório de Análise e Arquitectura de Sistemas (LAAS) de Toulouse, na França, vai dar dicas de como as empresas devem se preparar para evitar que este tipo de fraude aconteça.

Biometria Com base nos testes do uso da biometria nas eleições de 2010, o Cnasi discute a segurança desta ferramenta que é tendência no mercado de tecnologia. Na palestra “Segurança da informação: desafios para a próxima década!”, Marcelo Bellini Garcia, Vice President Sales Banking and IAM Americas, irá debater sobre o controle de acesso lógico e físico com autenticação forte por meio da biometria.

Modelo integrado para monitoramento de fraudes O especialista em auditoria de TI, Ricardo Castro, presidente da Information Systems Audit and Control Association (ISACA-SP), apresenta modelo integrado para gestão dos riscos de fraudes corporativas, que pode prevenir falhas, fraudes e ataques. Estes modelos orientam o desenvolvimento de softwares de forma segura, assim como ações de gestão de mudanças.

O 19º Cnasi conta ainda com apresentações de trabalhos e pesquisas de acordo com os macrotemas definidos, como Governança: sustentabilidade e planejamento estratégico; Enterprise Risk Management (ERM): riscos e vulnerabilidade, segurança da informação e monitoração, além de Compliance, Auditoria e Forensis: auditoria de TI, computação forense, e normas e legislações.

“O congresso tem como objetivo atualizar e capacitar todos os profissionais com abordagens de tendências na área para o participante ter uma visão abrangente das questões e, principalmente, das soluções relacionadas ao tema”, afirma Fábio Lazzarini, diretor executivo do IDETI, empresa responsável pela organização do evento.

Fonte Portal UOL.
Imagem pesquisa google
Publicação Valéria Reani

Comments are closed.