Arquivos

Categorias

Home » Comunicação Social, Destaques, Dicas Gerais

CAPACIDADE CRIATIVA

28 março 2011 No Comment

A criatividade não é um dom especial que só algumas pessoas possuem!

Você pode desenvolver sua criatividade se buscar continuamente a informação sobre tudo que o cerca, se tiver sensibilidade para todas as coisas que acontecem à sua volta e curiosidade para descobrir o que se esconde nas aparências dos fatos, dos objetos, das pessoas. A inspiração, o “click”, é o resultado final de muita leitura, observação e análise. A inspiração é o momento em que o arquivo mental entra em ação e abre-se uma gaveta com uma grande idéia. Para que esta gaveta se abra, o arquivo tem que ser abastecido.

Aproveitando as idéias do professor Whitt N. Schultz, da Universidade de Buffalo nos Estados Unidos, famosa por seus cursos de criatividade, a Tilibra preparou estas dicas para que você tenha muitas idéias criativas e brilhantes. Saiba que há um tesouro em sua cabeça – uma mina de ouro entre suas orelhas. Construir um computador com as mesmas características do seu cérebro custaria mais do que 3 bilhões de bilhões de dólares. Sabe como se escreve isso? Assim, um três e dezoito zeros: US$3.000.000.000.000.000.000,00 .

Todo dia escreva pelo menos uma idéia sobre estes assuntos:

  • como eu posso fazer meu trabalho melhor;
  •  como eu poderia ajudar outras pessoas;
  •  como eu posso ajudar minha empresa;
  •  como eu posso ajudar o meu país.

 Escreva seus objetivos específicos de vida.

Agora, carregue esta relação no bolso – sempre. Faça anotações. Não saia sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo, não confie na memória. Armazene idéias. Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganhar mais dinheiro. E vá aumentando este banco de dados através de leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competições esportivas, etc. Observe e absorva. Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E, principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver. Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.

Aprenda a escutar e ouvir, tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que não foi dito. Descubra novas fontes de idéias. Através de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo. Compreenda primeiro. Depois julgue. Mantenha o sinal verde de sua mente sempre ligado, sempre aberto. Procure ter uma atitude positiva e otimista. Isso ajuda você a realizar seus objetivos. Pense todos os dias. Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos, todos os dias. Descubra o problema. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a idéia, não a deixe morrer.

Construa GRANDES idéias a partir de pequenas idéias.

 Associe idéias!! Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as.

E, finalmente, inverta as idéias que você tem.

Evite coisas que enfraqueçam o cérebro:barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.

Crie grandes metas. Grandes objetivos. Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro: Quem, Quando, Onde, O quê, Por quê, Qual, Como.

Coloque as idéias em ação. Lembre-se de que uma idéia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande idéia arquivada. Use o seu tempo ocioso com sabedoria. Lembre-se de que a maior parte das grandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções foram criadas no tempo ocioso dos seus criadores.

Apenas para confirmar que a criatividade não é um dom, mas um potencial a ser explorado à sua volta e dentro de você, vamos ver o que grandes inventores e pensadores escreveram sobre CRIAR: “As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.” (Bernard Shaw – Filósofo) “Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração.” (Thomas Edison – Inventor) “As mentes são como os pára-quedas: só funcionam se estiverem abertas.” (Ruth Noller – Pesquisadora da Universidade de Buffalo) “As boas idéias vêm do inconsciente. Para que uma idéia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado.” (David Ogilvy – Publicitário)

Compreenda o processo criativo Catherine Patrick descreve as fases do processo criativo em seu livro “O que é o pensamento criativo”.

1. Preparação É a fase de coleta e manipulação do maior número de dados e elementos pertinentes a um problema. Ler, anotar, discutir, colecionar, consultar, rabiscar, cultivar sua concentração no assunto.
2. Incubação É quando o inconsciente entra em ação e, desimpedido pelo intelecto, elabora as inesperadas conexões que constituem a essência da criação.
3. Iluminação O momento da gênese da idéia, a iluminação ou síntese ocorre para o homem criativo em incubação nos momentos mais inesperados.
4. Verificação Nesta fase, o intelecto termina a obra que a imaginação iniciou. O criador analisa, julga e testa sua idéia para avaliar sua adequação.

Fonte tilibra criado por Triata

Imagem pesquisa google

Publicação Valéria Reani

 

 

Comments are closed.


Warning: Unknown: open(/home/content/90/5597890/tmp/sess_0dhulvaud8oftlegphoq90l8u6, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct () in Unknown on line 0