Arquivos

Categorias

Home » Áreas do Direito, Destaques, Direito do Menor e do Adolescente, Direito Educacional, Eventos

A PALESTRA : FENÔMENO BULLYING ACONTECEU… E FOI UM SUCESSO!

11 maio 2011 No Comment

O Shopping Iguatemi, em Campinas, recebeu uma palestra sobre o fenômeno “bullying”. O evento aconteceu dia 27 de abril, às 19h, no Auditório do shopping.

 A palestrante, Dra. Valéria Reani, advogada, que vai falou sobre os aspectos psicológicos, físicos e jurídicos do crime. “O bullying, cyberbulling e demais variações precisam ser urgentemente tratados”, afirma. Ainda segundo ela, o problema é muito sério, e é necessário criar uma cultura de não-tolerância à prática, desenvolvendo a educação em valores que permitam construir uma rede saudável de relacionamentos.

O Evento, contou com a Presença estudantes, pais, professores, operadores de Direito, pedagogos, como o Diretor Coordenador do Colégio Notre Dame de Campinas.

 Durante a palestra, Dra. Valéria Reani abordou ainda as seguintes questões como o que é o bullying e como diagnosticar, como agir sobre o bullying e como evitar que ele aconteça, além de receberem orientações sobre as conseqüências das situações-problema entre os alunos, pais, professores e Escolas.

VEJA AS FOTOGRAFIAS

 “A Palestra foi muito bem ilustrada com vídeos recentes e, reais sobre o Tema, mostrando a importância do trabalho preventivo e as intervenções que a escola deve realizar, com o objetivo de erradicar a violência que advém do Bullying”, conforme descreveu Daniela Garcia, estudante do 3º ano de Medicina Veterinária- São Paulo

 “Palestra bastante esclarecedora, tirando dúvidas, propondo intervenções pedagógicas para a realização de um trabalho a médio e longo prazo com as crianças, e orientando sobre como de prevenir a ocorrência de Bullying no espaço escolar, sempre focando o NÃO À VIOLÊNCIA!,” segundo o médico pediatra, Dr. Willian Carlos Moraes e Diretor da Revista Novos Habitos apoiou o evento.

A intervenção correta dos educadores permite que a criança reflita sobre sua ação, perceba à si mesma e a seus pares, o que contribui para a diminuição do bullying no ambiente escolar.

  “A sensibilização da Criminologia, que decorre da violência de situações problema, na sua missão de prevenir a ocorrência de crimes, é trazer à lume essa prejudicial relação dinâmica entre protagonistas, expectadores e vítimas no bullying”, explicou a Palestrante.

Há necessidade de se dialogar com a direção da escola a capacitação dos funcionários e professores para lidar com o tema e buscar o máximo possível manter um diálogo aberto e franco com as crianças e adolescentes envolvidos, com o intuito de procurar por uma solução que seja aceita pelo grupo e que seja internalizada e duradoura para aquele ambiente escolar.

 “O profissional do Direito (juiz de direito, promotor de justiça, advogado ou delegado de polícia), ao deparar com um problema de bullying, deve ter estar aberto a todas alternativas possíveis que possam ser colocadas para a solução do problema. Não é o princípio de autoridade, por si só, que poderá acabar com essas ocorrências num determinado ambiente escolar. Mente aberta para todas as possibilidades de solução do conflito e interação com os alunos do meio escolar. Sem a participação efetiva dos estudantes na reconstrução da situação problemática, a resposta imposta pode ser temporária e não resolver o problema das vítimas. Uma resposta imposta do meio externo tende a não ser aceita pelos estudantes em médio prazo”, completa Valéria Reani.

 A Palestra teve o apoio da Revista Novos Hábitos, cujos Diretores estavam presentes  e efetuaram a distribuição da última edição da Revista com o Tema da Capa, “ Bullying”.

 SELEÇÃO DE FOTOS DO EVENTO  CLICKAQUI

CONTATO PARA PALESTRAS.

contato@valeriareani.com.br

Publicação Valéria Reani

Comments are closed.