Arquivos

Categorias

Home » Áreas do Direito, Destaques, Direito Educacional, Notícias

Dia 25 de outubro é comemorado o Dia da democracia

25 outubro 2010 No Comment

Nesta segunda-feira, do dia 25 de Outubro, é o Dia da Democracia.

Muitos devem saber que dia 25 de outubro, também é comemorado o dia do Macarrão!

Interessante é que o Dia do macarrão deve ser bem lembrado e comemorado por grande parte da população Brasileira, bem italiana!

E o Dia da Democracia? Comemorar o que?

Será que a democracia está morta, eleição é Democracia, ainda existe democracia no Brasil?

Mas o que entendemos por democracia?

Podemos logo afirmar que ela existe onde as pessoas assumem o destino de uma instituição, comunidade, município, estado, país… Sua marca fundamental é o processo de decisão coletiva e a respectiva responsabilidade política que isso gera para todos. As chamadas “ eleições”!

É bastante comum identificar democracia com eleições, como se fossem exatamente a mesma coisa. Este pensamento não é totalmente correto e é fácil demonstrar isso, já que é o nosso caso. Nós vivemos num país onde a população tem acesso ao voto e, teoricamente, vive num sistema democrático. Mas será que vivemos numa nação democrática de fato? É claro que não!

Desde seu surgimento, na Grécia antiga, a democracia manifestou-se de muitas maneiras diferentes. No entanto, são escassos os exemplos históricos de sociedades ou grupos que tenham vivido de acordo com esse ideal.

A palavra democracia origina-se do grego demos (= povo) e kratos (= autoridade ou poder), ou seja, uma forma de organização que reconhece a cada um dos membros da comunidade o direito de participar da direção e gestão dos assuntos públicos.

Mas aqui surge uma questão bastante complicada: Como os 200 milhões de brasileiros podem participar da gestão dos assuntos públicos do Brasil?

Evidentemente, são reduzidas as possibilidades de participação direta, dado o número e a complexidade dos assuntos públicos.

Assim, podemos tirar uma primeira conclusão: só é possível o exercício direto da democracia em algumas pequenas instituições: família, clubes, associações, grupos…

Nos países democráticos é comum o exercício da democracia por meio de um sistema indireto ou representativo. Os cidadãos elegem representantes, cuja participação nas diversas instâncias de instituições garantirá a defesa dos interesses do povo.

Esses representantes fazem parte de vários partidos políticos, que se identificam com os interesses de uma classe ou grupo social e sustentam diferentes opiniões a respeito de como solucionar os problemas da sociedade.

O sistema no Brasil funciona dessa forma. Você vota num candidato e este, se eleito, defende (ou deveria defender) o que é melhor para a sua comunidade, bairro, cidade…

Entendeu agora a importância do seu voto? Nós votamos em pessoas que depois votarão por nós, isto é, farão as leis e administrarão a vida da nossa cidade, da nossa vida!

ASSUNTOS RELACIONADOS NO SITE www.valeriareani.com.br

A obrigação de votar é antidemocrática!

Existe Democracia no Brasil?

VALÉRIA REANI

ADVOGADA-
MANTENEDORA dA Web site:  www.valeriareani.com.br
Imagem pesquisa google.

Comments are closed.