Dia 25 de outubro é comemorado o Dia da democracia
Nesta segunda-feira, do dia 25 de Outubro, é o Dia da Democracia.
Muitos devem saber que dia 25 de outubro, também é comemorado o dia do Macarrão!
Interessante é que o Dia do macarrão deve ser bem lembrado e comemorado por grande parte da população Brasileira, bem italiana!
E o Dia da Democracia? Comemorar o que?
Será que a democracia está morta, eleição é Democracia, ainda existe democracia no Brasil?
Mas o que entendemos por democracia?
Podemos logo afirmar que ela existe onde as pessoas assumem o destino de uma instituição, comunidade, município, estado, país… Sua marca fundamental é o processo de decisão coletiva e a respectiva responsabilidade política que isso gera para todos. As chamadas “ eleições”!
É bastante comum identificar democracia com eleições, como se fossem exatamente a mesma coisa. Este pensamento não é totalmente correto e é fácil demonstrar isso, já que é o nosso caso. Nós vivemos num país onde a população tem acesso ao voto e, teoricamente, vive num sistema democrático. Mas será que vivemos numa nação democrática de fato? É claro que não!
Desde seu surgimento, na Grécia antiga, a democracia manifestou-se de muitas maneiras diferentes. No entanto, são escassos os exemplos históricos de sociedades ou grupos que tenham vivido de acordo com esse ideal.
A palavra democracia origina-se do grego demos (= povo) e kratos (= autoridade ou poder), ou seja, uma forma de organização que reconhece a cada um dos membros da comunidade o direito de participar da direção e gestão dos assuntos públicos.
Mas aqui surge uma questão bastante complicada: Como os 200 milhões de brasileiros podem participar da gestão dos assuntos públicos do Brasil?
Evidentemente, são reduzidas as possibilidades de participação direta, dado o número e a complexidade dos assuntos públicos.
Assim, podemos tirar uma primeira conclusão: só é possível o exercício direto da democracia em algumas pequenas instituições: família, clubes, associações, grupos…
Nos países democráticos é comum o exercício da democracia por meio de um sistema indireto ou representativo. Os cidadãos elegem representantes, cuja participação nas diversas instâncias de instituições garantirá a defesa dos interesses do povo.
Esses representantes fazem parte de vários partidos políticos, que se identificam com os interesses de uma classe ou grupo social e sustentam diferentes opiniões a respeito de como solucionar os problemas da sociedade.
O sistema no Brasil funciona dessa forma. Você vota num candidato e este, se eleito, defende (ou deveria defender) o que é melhor para a sua comunidade, bairro, cidade…
Entendeu agora a importância do seu voto? Nós votamos em pessoas que depois votarão por nós, isto é, farão as leis e administrarão a vida da nossa cidade, da nossa vida!
ASSUNTOS RELACIONADOS NO SITE www.valeriareani.com.br
A obrigação de votar é antidemocrática!
VALÉRIA REANI
ADVOGADA- MANTENEDORA dA Web site: www.valeriareani.com.br Imagem pesquisa google.