Arquivos

Categorias

Home » Advocacia Empresarial, Destaques, Direito Educacional, Direito Eletrônico, Eventos

Palestra – O que são o bullying e o cyberbullying?

22 setembro 2015 No Comment

Captura de Tela 2015-09-22 às 21.42.16Ao longo de dois encontros, a advogada Valéria Reani apresentou para os alunos uma série de dados sobre o que é e o que não é bullying. Um dos focos foi diferenciar conflitos que ocorrem no dia-a-dia daquilo que realmente seria caracterizado como perseguição, agressão e humilhação.

Para a doutora, configura-se bullying uma prática recorrente, de dois ou mais indivíduos contra uma pessoa, culminando em agressões físicas, psicológicas ou morais. Um xingamento pontual, uma crítica ou desentendimento não podem ser banalizados como bullying sob o risco de ocultar problemas realmente graves associados à prática. Ela falou ainda sobre questões judiciais relacionadas ao cyberbullying e deu orientações sobre como se proteger e defender seus direitos em caso de agressões.

.Palestra

O ciclo de eventos sobre o tema se encerrou com uma mesa redonda onde os professores de Filosofia/Sociologia, Murilo Gomes e Marcelo Contin, acompanhados da advogada Valéria e das orientadoras, responderam a questionamentos dos alunos sobre, dentre outros temas, a implicação na vida das pessoas de práticas relacionadas ao bullying. Uma frase que chamou bastante a atenção dos alunos foi um exemplo dado pelo professor Murilo:

“Tanto quem sofre, quanto quem pratica o bullying tem um vazio imenso dentro de si. Porém um deles escolha um caminho repleto de maldade para preencher esse vazio. Sem uma plateia que aplauda as ofensas e agressões, o agressor terá de buscar uma outra forma de preencher este vazio.”

Outra frase que gerou perguntas e levou os alunos à reflexão foi: quem ri de uma brincadeira ou gozação proferida contra um colega deve se perguntar, como eu me sentiria no lugar dele. A conclusão do professor Marcelo, de certa forma resumiu parte da solução para o problema: o ser humano perdeu parte da capacidade de acolher. Falta-nos o dom de olhar para o outro e querer protege-lo ao invés de atacá-loPrecisamos reconquistar esse dom.

http://www.avemaria.g12.br/formacao-humana-e-a-semana-do-jovem-e-do-adolescente/

 

Tags

Comments are closed.