Arquivos

Categorias

Home » Dicas Gerais

PROFISSÃO: JOGADOR DE FUTEBOL

19 julho 2010 No Comment

O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o país, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com a divulgação do esporte, este se tornou uma paixão do povo brasileiro, fazendo do nosso país o maior campeão mundial.

As primeiras regras do futebol foram criadas pela associação de futebol de Londres, na Inglaterra, através dos dirigentes dos clubes ingleses. Primeiramente elaboraram treze regras, mas em razão das necessidades, estas passaram para o número de dezessete.

Em 1885 o esporte passou a ser profissionalizado, estimulando o aumento de sua prática, sua evolução técnica e tática. Em virtude de sua popularização por todo o mundo, foi criada uma organização internacional a fim de coordenar os interesses voltados para o esporte, a FIFA – Federação Internacional de Futebol Association.

A origem do esporte se deu por volta dos anos 2.600 a.C, na China, onde era praticado por oito jogadores em cada time, num campo de quatorze metros.

Dentre as modalidades futebolísticas temos o futebol de campo, o futebol de quadra (também conhecido como futsal ou de salão) e futebol de areia (ou beach soccer), cada um com suas regras específicas. Outra forma de jogar é o futebol de botão, feito num tabuleiro e jogado por duas pessoas, mas reproduzindo as mesmas regras.

As competições de futebol acontecem no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional. Alguns campeonatos ainda são subdivididos em série A e B, primeira e segunda divisão.

Os campeonatos estaduais são disputados por times das cidades que compõem cada estado, podendo ter mais de um time por cidade. Essas disputas são muito acirradas e muitas vezes as mais violentas, pois as torcidas se encontram nas ruas.

Os campeonatos nacionais são disputados por times que representam os estados, de onde saem os campeões do país. Nessas competições temos o Brasileirão e a Copa do Brasil.

As disputas internacionais acontecem a cada ano, como a Libertadores da América, sul-americano, Mundial do Japão, liga dos Campeões, além dos campeonatos italiano, espanhol e vários outros. O campeonato mais importante mundialmente é a Copa do Mundo, realizada de quatro em quatro anos. Com ela, acontece também a Copa das Confederações, a fim de aquecer os times que participarão da copa do mundo.

O que é ser jogador de futebol?

O jogador de futebol é o profissional que pratica o futebol como ocupação, participa de campeonatos regulamentados por instituições competentes e recebe um salário em troca do seu trabalho.

O futebol é um esporte tradicional no Brasil, onde dois times compostos por onze jogadores cada, têm como objetivo colocar a bola dentro da baliza adversária, constituindo um “gol”, no final da partida de noventa minutos, o time que conseguir o maior número de “gols” é o vencedor. Além de atuar nas partidas, a rotina do profissional é árdua, sendo composta por treinos, exercícios e preparação física.A concentração antes dos jogos é fundamental, e ajuda a equipe a estudar a estratégia mais adequada para enfrentar o time adversário. Atualmente, pode-se dizer que o mercado externo é mais atrativo, e que o profissional brasileiro é muito bem visto lá fora, devido à grande quantidade de bons jogadores.

Quais as características necessárias para ser um jogador de futebol?
Para ser um jogador de futebol é necessário interesse pelos esportes, gosto pelo trabalho em grupo e pelo treinamento, além de garra e determinação para buscar sempre a vitória. Outras características interessantes são:
Boa forma física
• Disposição
• Velocidade
• Criatividade
• Capacidade de decisão
• Agilidade
• Concentração
• Iniciativa
• Senso de equipe
• Atenção a detalhes
• Habilidade com os pés e com a cabeça (e com as mãos, no caso do goleiro)
• Habilidade com a bola

Qual a formação necessária para ser um jogador de futebol?
Não existe formação necessária para ser jogador de futebol, pois por ser um esporte, o aprendizado vem com a prática. Atualmente, com a grande demanda de jogadores brasileiros para o exterior é recomendável que o jogador tenha conhecimentos de línguas estrangeiras, embora o comum seja o aprendizado do idioma na prática, ou seja, é devido à necessidade de comunicação. Também é recomendável que o profissional tenha noção de direito, ou contrate alguém para resolver os trâmites legais, pela complexidade dos atuais contratos futebolísticos, como vistos internacionais, compra e venda de passes, publicidade e etc.

Principais atividades
• participar de treinamentos em grupo ou individuais
• participar dos exercícios em grupo ou individuais
• freqüentar o centro médico e consultar-se com os preparadores físicos sempre que necessário
• estudar a estratégia de jogo, as características de cada jogador, e os últimos resultados do time adversário
• participar de reuniões de equipe para definir estratégias de jogo
• participar da concentração antes de cada jogo
• atuar sempre que o técnico achar necessário
• motivar os outros jogadores, mesmo diante dos difíceis desafios
• participar de torneios e competições nacionais (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, campeonatos estaduais, etc), ou internacionais (Copa Libertadores da América, Campeonato Mundial, etc)

Áreas de atuação e especialidades
Os jogadores de futebol têm posições definidas, ou seja, cada um tem a sua função dentro de um time, são elas:

Goleiro: é o único jogador que pode colocar as mãos na bola, apenas dentro da sua área, com o objetivo de defender o gol, o que exige grande agilidade e reflexo
Zagueiro: ocupa a região da meia-lua central da “grande área”, geralmente os zagueiros são altos e resistentes, para ajudar o goleiro a defender a área
Laterais: os laterais oferecem resistência ao ataque adversário, e tem a missão de auxiliar o ataque pela faixa lateral, com cruzamentos ou passes longos
Volante (ou Trinco): tem a missão de fazer a ligação entre a defesa e o ataque, é inserido ora no grupo defensivo, ora no grupo do meio-campo, já que faz a “ponte” entre ambos
Meio campo – central: responsável por passar a bola aos avançados e ponta-de-lança, e por isso é fundamental a sua capacidade de drible, de visão de jogo, e de passe
Meio campo – lateral: estão interligados com os zagueiros e os volantes, são os que percorrem maior área do campo, por isso é imprescindível velocidade, explosão de jogo e habilidade com dribles
Atacante – central / laterais: manipulam e finalizam a jogada, por isso é necessário que tenham habilidade de dribles
Atacante – pontas-de-lança / centroavante: jogadores que ficam mais perto do goleiro adversário, portanto geralmente são os que finalizam a jogada
Técnico de futebol: é quem comanda o time, acompanha os treinamentos, prepara as estratégias de jogo e as substituições de jogadores, escolhe o elenco titular e o reserva, etc. Geralmente, os técnicos são ex-jogadores, que depois de se aposentar se dedicam a preparação de um time

Mercado de trabalho
Por ser um país com tradição no futebol, em que grande parte dos brasileiros sonha se tornar um profissional desse esporte, o mercado de trabalho é grande e competitivo, embora as melhores propostas estejam no exterior. Os jogadores brasileiros são muito bem cotados no futebol do mundo todo, principalmente na Europa, onde existem os melhores salários e condições de trabalho. Pela tradição futebolística, muitos jogadores brasileiros são levados por “olheiros” para o exterior ainda muito jovens, não tendo nem oportunidade de atuar profissionalmente por nenhum time nacional. É importante ressaltar que a carreira de jogador de futebol é curta, por exigir muita energia, disposição e preparo físico dos atletas.

Curiosidades
Charles Miller, filho de um empregado de uma empresa ferroviária, nascido no bairro do Brás, em São Paulo, viajou para a Inglaterra aos nove anos para estudar. Ao retornar ao Brasil, em 1894, trouxe com ele a primeira bola de futebol e o conjunto de regras, sendo considerado, assim, o precursor do futebol no Brasil.

Em 1895 foi realizado o primeiro jogo de futebol, entre funcionários de empresas de origem inglesa que atuavam em São Paulo. O primeiro time a se formar foi o São Paulo Athletic, fundado em 1888. No início o futebol era restrito às elites, sendo vetada a participação de negros nos jogos.

Atualmente, o Brasil é considerado o “país do futebol” e a seleção brasileira é a única seleção pentacampeã do maior torneio do esporte, a Copa do Mundo.

Texto adaptado: Fonte CBF

Publicação feita por Dra. Valéria Reani, Mantenedora deste site.

Comments are closed.