Arquivos

Categorias

Home » Áreas do Direito, Direito do Deficiente Físico, Legislação, Leis

Proposta torna obrigatória adequação de guichê para cadeirantes

21 dezembro 2010 No Comment
Edmar Moreira quer inlcuir na lei obrigatoriedade já prevista em decreto de 2004.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7147/10, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que torna obrigatória a adequação de guichês para o atendimento a cadeirantes. Pelo projeto, estabelecimentos privados e públicos – como agências bancárias, repartições, rodoviárias, aeroportos e lojas – que usem balcões destinados ao público deverão ter pelo menos um guichê com até um metro de altura para esses clientes.

A proposta sujeita o estabelecimento infrator às punições previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) como multa; suspensão temporária de atividade; revogação de concessão ou permissão de uso; e cassação de licença do estabelecimento ou de atividade. “O objetivo da proposta é facilitar o atendimento às pessoas com deficiência que utilizem cadeira de rodas para locomoção”, afirma Moreira.

Norma infralegal
O Decreto 5.296/04, que estabelece normas gerais para a promoção da acessibilidade, já prevê adequação de balcões e bilheterias para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de acordo com normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O projeto de Edmar Moreira torna lei a obrigatoriedade estabelecida pelo decreto.

Tramitação
O projeto tramita apensadoTramitação em conjunto. Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade. O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos. Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais. à proposta que institui o Estatuto do Portador de Deficiência (PL 7699/06), em regime de prioridade. As propostas aguardam votação pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

  • PL-7699/2006
  • PL-7147/2010
Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Tiago Miranda

Comments are closed.