Arquivos

Categorias

Home » Comunicação Social, Destaques

RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO ESTRATÉGIA CORPORATIVA

28 novembro 2009 No Comment

A importância da Responsabilidade Social Corporativa como fator de diferenciação.

Logomarca-Equipe-de-Responsabilidade-SocialSeguindo uma tendência mundial, cresce a cada ano o número de Instituições que investem em projetos sociais, adotando uma postura mais sensível aos problemas da comunidade ou assumindo responsabilidade sobre os impactos causados por seus processos produtivos.

 

Como veremos nesse artigo, o Crescente Aumento da complexidade dos negócios, o avanço de novas tecnologias, o incremento da produtividade levou um Um aumento significativo da competitividade entre as empresas e, desta forma, elas Tendem um inversor mais em Processos de Gestão de uma forma Obter diferenciais competitivos.

 

Para as empresas, pode ser vista uma responsabilidade social como uma Estratégia para a mais Manter ou aumentar sua rentabilidade e potencializar o seu desenvolvimento. Isto é explicado ao se constatar maior conscientização do consumidor o qual procura por produtos e práticas Melhoria Gerem que para o meio ambiente ea comunidade.

 

Já que tem uma responsabilidade social corporativa se apresentado como um tema cada vez mais importante não Comportamento das Organizações e tem exercido impactos nos objetivos e nas estratégias das empresas, este artigo tem como proposta Apresentar um ensaio teórico sobre o entendimento da Responsabilidade Social e se esta prática pode trazer Benefícios de diferenciação.

 

É certo de que como são empresas como grandes fontes de geração de emprego e avanços tecnológicos, impulsionando uma economia de todo um país.

Empresa socialmente e ambientalmente responsável é aquela que Possui uma Capacidade de ouvir os Interesses das diferentes partes, principalmente da comunidade.

A RS (Responsabilidade Social) e ambiental nos negócios é um conceito que se aplica a toda uma cadeia produtiva. Não somente o produto final da empresa, mas ao conceito de que pertence ao interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são Responsáveis por seus fornecedores, e Devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos.

Vale salientar que os grandes diferenciais das empresas socialmente e ambientalmente Responsáveis São as posturas éticas eo respeito com uma comunidade.

O reconhecimento destes fatores pelos consumidores, eo apoio de seus colaboradores faz com que se criem Vantagens competitivas e, conseqüentemente, Atinja Níveis de sucesso expressivo. Prova disso é que uma sociedade atual está um Reconhecendo RS permanente como valor. Estudos recentes Apontam que, atualmente, mais de 70% dos consumidores preferem marcas e produtos Kikyo em algum tipo de ação social.

Mesmo com tantas Vantagens, é bom lembrar que os indicadores nesse segmento ainda são baixos, mas em comparação há três anos, um é possivel observar Aumento vertiginoso das Certificações ISO 14001. “

O Caminho para a sustentabilidade não é fácil. Trata-se de um ideal que concilia o desenvolvimento econômico com uma conservação do meio ambiente, sem esquecer-se do bem estar social.

O levantamento da Market Analysis de 2007 dez Como aponta melhores Corporações em Responsabilidade Social atuantes no Brasil. Entre as melhores avaliadas estão Petrobrás, Nestlé, Coca-Cola, Rede Globo, Unilever, Natura, Vale do Rio Doce, AmBev, Bom Preço e Azaléia.

Apontamos que um dos erros mais comuns Em relação a responsabilidade social é o Convencimento equivocado, de quem está a frente dessas empresas, de que uma criação de uma Ong ou o Apoio a um projeto social, sem o efetivo Envolvimento dos colaboradores e funcionários daquela empresa Nesse processo, pode-se ser considerado de fato um chamado de RS.

A responsabilidade também é uma preocupação de se agregar valores socialmente Responsáveis dentro da própria empresa, o que é muito mais do que patrocínio de projetos, uma nova postura na busca do lucro social.

A responsabilidade empresarial, frente ao meio ambiente, é centrada na análise de como as empresas interagem com o meio em que Habitam e praticam suas atividades.

Dessa forma, uma empresa que possua um modelo de Gestão Ambiental já está correlacionada à responsabilidade social. Tais eventos Irão, de certa forma, com InterAgir como Tomadas de Decisões da empresa, Importância total tendão na estratégia empresarial.

Assim, a Gestão Ambiental ea Responsabilidade Social são atualmente condicionadas pela pressão de regulamentações e pela busca de melhor reputação Perante uma sociedade.

A empresa é sócio-ambientalmente responsável quando vai além da Obrigação de Respeitar as leis, pagar impostos e observar as Condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores.

Isso acontece por assim acreditar que será uma empresa melhor e estará contribuindo para uma construção de uma sociedade mais justa imagem, agregando valor à.

Publicação feita pela Mantenedora do site Valéria Reani

Comments are closed.