Arquivos

Categorias

Home » Áreas do Direito, Direito Eletrônico, Leis

Tipificação de crimes na internet não é consenso

8 janeiro 2011 No Comment
O substitutivo do Senado ao projeto de lei que trata dos crimes cibernéticos (PL 84/99) define várias condutas a serem consideradas crimes virtuais – como roubo de senhas, disseminação de código malicioso, invasão de sites protegidos e distribuição de informações sigilosas. A proposta ainda torna crime a cópia de documentos eletrônicos.

Na opinião do relator da matéria na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), a definição dos crimes é consensual. “Quanto a essas tipificações não há restrições, não há dúvidas; não se trata de propriedade intelectual, apenas da tipificação de crimes, que precisa ser feita”, afirma. Ele admite, porém, que não há consenso quanto ao texto como um todo.

Já o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), também integrante da comissão, avalia no entanto, que as definições propostas pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) são todas polêmicas: “Os tipos penais propostos são muito abrangentes e permitem criminalizar qualquer prática, como por exemplo, baixar música na internet.”

Teixeira antecipa que já preparou a minuta de um novo projeto a ser apresentado em breve na Câmara. De acordo com ele, a proposta, elaborada em conjunto com Azeredo, apresenta novas definições para os crimes virtuais. Ele informou ainda que o Ministério da Justiça está para definir quando será enviado ao Congresso o projeto de marco civil da internet proposto pelo Executivo.

Íntegra da proposta:

  • PL-84/1999
  • Solicite a PL/84/1999 AQUI
Reportagem – Maria Neves
Edição – Regina Céli Assumpção
Fonte Câmara dos Deputados
Imagem Pesquisa google
Publicação Valéria Reani

Comments are closed.