Arquivos

Categorias

Home » Multimidia, Vídeo

VÍDEO-Lei garante presença de deficientes no Mercado de Trabalho

11 maio 2010 No Comment

DIREITO DO TRABALHO A DEFICIENTES FÍSICOS
Lei garante presença de deficientes no mercado de trabalho
A lei federal 8213/91 fixa a obrigatoriedade de reserva de vagas para deficientes nos seguintes percentuais:
empresas que têm entre 101 e 200 empregados 2%;de 201 a 500 3%;de 501 a 1000 4% e acima de 1000 5%.Essas vagas são para pessoas com deficiência,porém,habilitadas.Mas as empresas esquecem esse programa e as pessoas não reclamam seus direitos.Mas há críticas sobre isso.Diz-se que os deficientes são tratados de forma assistencialista e que essa reserva de vagas fere o princípio da igualdade. Mesmo com a existência de leis,a inclusão de deficientes no mercado de trabalho ainda é um desafio;além do preconceito,os empregadores queixam-se da falta de mão-de-obra qualificada.Na escola,os deficientes têm muitas dificuldades,como colegas que não compreendem suas limitações ou conscientemente zombam.Poucos completam o 2º grau,uma dificuldade a mais para sua entrada no mercado.Diante de tudo,fica evidente a necessidade de uma mudança de mentalidade de empregados e empregadores. Nesta perspectiva,cabe questionar: Qual o papel da escola inclusiva? Tem-se cumprido este papel? O que tem sido feito para ajudar na escolha da profissão?

Levantamento da ONU mostra que mais de 500 milhões de deficientes físicos estão empregados no mundo. No Brasil, uma lei de 1991 garante aos portadores de deficiência inclusão no mercado de trabalho.
Faça seu cadastro, solicite a Cartilha do Direito dos deficientes Físicos, Navegue no site e fique Por dentro de Tudo relacionado a Deficientes Físicos, Direito de pessoas Portadoras de Doenças como Cancer e HIV.
ASSISTA AO VÍDEO.

NOTÍCIAS
PUBLICAÇÃO FEITA PELA MANTENEDORA DESTE SITE DRA. VALERIA REANI

Comments are closed.