Arquivos

Categorias

Home » Dicas Gerais

Você sabe como pedir demissão?

6 julho 2010 No Comment

Por Dra. Valéria Reani

Saber como pedir demissão pode até mesmo ser um fator para garantir um emprego no futuro. Deixe suas portas sempre abertas.

Todos os pedidos de demissão devem ser feitos por escrito. Se você estiver deixando um trabalho temporário, a carta pode ser pequena. Contudo, no caso de cargos mais importantes e que você tenha ocupado por um período de tempo longo, as cartas devem ser mais detalhadas, para manter a boa vontade da empresa. Sua carta de demissão deve observar alguma formalidade, pois será guardada nos arquivos da empresa.

Dicas de pontos importantes a serem lembrados:

  • Informe a data em que pretende deixar o emprego (dependendo das cláusulas e condições do seu contrato.)
  • Expresse o seu apreço à empresa. Mencione aspectos como as oportunidades que a firma lhe ofereceu, bem como o clima de cordialidade e alegria de que desfrutou durante o período em que trabalhou lá.
  • Lembre ao seu empregador das realizações que obteve no trabalho, especialmente se você precisar de cartas de recomendação – mas não exagere.
  • Explique em poucas palavras as razões pelas quais está saindo do emprego.
  • Sugira como você pode ser substituído, se achar que a empresa pode ter problemas nesse sentido.
  • Deixa a porta aberta para que seu patrão procure você para pedir que não saia da empresa, e lhe ofereça incentivos para ficar.

Se as condições em que você pedir demissão não forem de todo amigáveis, escreva uma carta séria e calma, como mostra o exemplo abaixo.

Este exemplo inclui também o pedido de dispensa do período de aviso prévio.

Solicite um modelo de carta de demissão neste site.

Comments are closed.